O Fundador, Agostinho José Taveira
Cada utente é único: privilegiando relações personalizadas, baseadas no conhecimento profundo das necessidades de cada utente, que nos permita oferecer um serviço adequado, com respeito e humanização.
Excelência como compromisso: Superar as expectativas dos utentes e respeitar os compromissos assumidos, oferecendo um serviço de excelência, sendo este um desafio diário dos colaboradores.
Valores
Ser uma Instituição reconhecida como uma estrutura de referência nos cuidados a proporcionar à população sénior, providenciando aos utentes, o melhor nível de qualidade de vida possível. Cuidar de cada um com o respeito e dignidade que merecem, de forma individualizada.
Visão
Missão
A missão do Lar consiste em atender e acolher indivíduos com idade superior a 60 anos, cuja problemática psicossocial não seja passível de outra resposta.
Garantir serviços de carácter temporário ou permanente, adequados à satisfação das necessidades dos seus residentes e funcionar como estrutura de alojamento colectivo que proporcione, para além dos cuidados básicos de saúde, higiene e conforto do utente, todas as condições facilitadoras de integração e do seu bem-estar global.
Promover a prestação de serviços pautados pela inovação, personalização e qualidade, com o objectivo de obter a satisfação dos utentes e demais envolvidos.
Agostinho José Taveira faleceu a 11 de Setembro de 1888. Nesse mesmo dia, os seus testamenteiros deram início ao cumprimento das suas vontades, desde os procedimentos nas cerimónias fúnebres à distribuição de bens, tudo ele tinha previsto. Ainda agora, todos os dias 11 de Setembro, utentes e Direcção da instituição visitam o túmulo do fundador no cemitério de Ponte de Lima, como sinal do seu reconhecimento.
 

Breve excerto do Testamento:
 
"Tendo na maior consideração a caridade humana para com o próximo e, muito principalmente para com os pobres desvalidos, que se acham no último quartel da vida, que já não têm esperanças, esperando só a hora fatal, por isso que é mesmo justo e agradável a deus ampará-los e agasalha-los, como irmãos, dando-lhes um bocadinho de alimento nos últimos dias da sua vida, para recolher e sustentar os pobres desvalidos...
 
-Hei por bem doar a minha casa nova e quintal que possuo nesta vila, no sítio conhecido pelo nome de "Pomar" com tudo o que no dia do meu falecimento existir dentro da dita casa e pomar ou quintal, à excepção de qualquer objecto que porventura eu disponha neste testamento em favor de outrem.
 
Ao longo dos anos, a instituição assumiu-se perante os seus utentes e a comunidade, como prestadora de um serviço digno e de qualidade na área da Acção Social, graças ao esforço dos seus colaboradores e ao empenho dos Corpos Gerentes, eleitos trienalmente, pelos sócios.
 
A Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição tem como Valências o Internamento e o Apoio Domiciliário, abrangendo o concelho de Ponte de Lima e concelhos vizinhos.
 
O Lar de Ponte de lima possui agora duas valências, com capacidade para 74 utentes em Internamento e Apoio Domiciliário para 55 pessoas.
A Casa de Caridade de N.ª Sra. da Conceição nasce em 1883 pelo testamento de Agostinho José Taveira, um abastado emigrante regressado do Brasil, que havia há pouco construído a Casa do Pomar, edifício onde hoje se localiza a sede, numa Rua à qual posteriormente foi atribuído o nome do benemérito.
 
Agostinho José Taveira não tinha filhos, por isso, decidiu repartir os seus bens, não se esquecendo dos mais pobres, órfãos e viúvas, mas deixando como sua superior vontade que a casa que habitava, bem como grande parte da sua fortuna, fosse destinada à construção de uma associação que auxiliasse os mais pobres da vila e da sua freguesia natal, S. Martinho de Castro, concelho de Ponte da Barca. Deveria ser dada especial atenção àqueles que durante a sua vida se dedicaram à agricultura e às artes. Esta casa deveria ser dedicada a N.ª Sra. da Conceição.
Casa de Caridade
N.ª Sr.ª da Conceição
Lar de Idosos
               Casa de Caridade
       Nossa Senhora da Conceição
Webdesigner Carolina Lima
Direitos Reservados a Casa de Caridade
N.ª Sr.ª da Conceição